Chás para emagrecer: Mito ou Verdade?
Os chás para emagrecer tem cada vez mais chamado a atenção dos moçambicanos, graças chá é das bebidas mais consumidas no mundo. Muitos a procuram pelo sabor, mas também pelos benefícios inerentes aos seus componentes ativos, os flavonoides. Tem-se comprovado que existem chás com ação antioxidante, chás relaxantes, chás que ajudam a controlar os níveis de colesterol e glicemia e outros que melhoram a digestão. Mas em relação à perda de peso, existem chás com essa ação? Claro que sim, existem chás que podem ajudá-lo a emagrecer, porém, não verá grandes resultados se não combinar com uma dieta alimentar saudável e pratica de exercícios. Existem chás que ajudam a emagrecer, mas funcionam simplesmente como complemento de outros esforços para perda de peso.
Este artigo aborda os chás mais populares que auxiliam na perda de peso. Aproveite o benefício deles para atingir o peso ideal. Mas tenha a atenção de não ultrapassar as quantidades recomendadas.
Chá verde
O chá verde ajuda no emagrecimento através de dois compostos ativos que tem em sua constituição, a cafeina e as catequinas. A cafeina contribuir para o emagrecimento através da estimulação do nosso sistema nervoso pelo aumento dos níveis de adrenalina, aumentando assim o nosso metabolismo e a queima de gordura. As catequinas, atuam na inibição da enzima de neutraliza a hormona noradrenalina estimulando assim a queima de gordura. Desta forma, a cafeina e as catequinas têm um efeito sinérgico, aumentando assim a eficácia na queima de gordas. Além disso, este chá popular contém antioxidantes potentes, fibras, vitamina C, selénio, cromo, zinco magnésio e clorofila. Um dos principais benefícios da clorofila é que ela melhora a desintoxicação do fígado, uma vez que ela ajuda na limpeza de metais pesados, que tendem a se acumular em nosso corpo em diferentes locais, como cádmio e mercúrio, pesticidas e poluentes industriais e na desintoxicação. Esses tipos de toxinas prejudiciais impedem seu corpo de funcionar adequadamente e podem causar ganho de peso indesejado.
Para preparar o chá não deve ferver a água, pois o calor excessivo pode neutralizar os nutrientes. Assim, coloque 500 mL de água numa panela e leve ao lume até começar a aparecer as primeiras bolhas. De seguida retire do lume e acrescente 2 colheres de sopa de folhas de chá verde. Tape e deixe ficar morno, depois coe e coloque o líquido numa garrafa térmica. Desta forma, garante que as propriedades benéficas do chá verde permanecem intactas durante 24 horas.
Para emagrecer o recomendado é ingerir no máximo 2 canecas por dia fora das refeições. Se consumido em quantidades superiores pode causar aumento da secreção gástrica que num futuro pode originar gastrite e influenciar a absorção de cálcio e ferro.
Este chá é principalmente contraindicado para pessoas com hipertiroidismo, hipertensão, irritações gástricas e grávidas.
Chá de cavalinha
O chá de cavalinha é muito ótimo para o emagrecimento porque tem uma ação diurética, eliminando desta forma o excesso de água bem como substâncias tóxicas retidas no nosso organismo. Além disso, este chá tem ação anti-inflamatória, calmante e está repleto de muitos antioxidantes.
Quem busca este chá para emagrecer deve tomar 2 a 3 canecas de chá por dia, de preferência após as principais refeições.
Todavia, este chá não está recomendado a todas as pessoas. Este chá não deve ser consumido por grávidas e mulheres que estejam a amamentar, por pessoas com pressão arterial baixa e por pessoas com défices de vitamina B1 ou com risco de desenvolver deficiência de potássio. Quando tomado em grandes quantidades por provocar diarreia, dores de cabeça e desidratação.
Chá de Hibisco
O chá de hibisco é pouco calórico, mas contém muitos nutrientes essenciais à saúde. Flavonoides como as antocianinas e a quercetina são responsáveis por grande parte dos efeitos benéficos deste chá.
Este chá tem sido muito abordado ao nível do emagrecimento porque conseguem atuar em várias situações, aumentando a eficiência da perda de peso. Além de diurético, este chá também inibe a produção de tecido adiposo (células de gordura) e bloqueia a enzima amílase que é responsável por transformar o amido em açúcar. Assim a toma deste chá faz com que os carboidratos sejam menos absorvidos e, que gradualmente irão levá-lo a perder peso.
Para emagrecer deve tomar duas canecas deste chá por dia, de manhã ou entre as refeições. O chá de hibisco é contraindicado a pessoas com a tensão arterial muito baixa.
Chá dente-de-leão
O dente-de-leão contém muitos antioxidantes, ferro, cálcio, potássio, ácido fólico, manganês, vitaminas A, B6, C e K, e é muito popular no mundo das dietas, podendo ser encontrado em alguns suplementos de perda de peso. Porém tomá-lo na forma de chá poderá ser a melhor estratégica para usufruir de todos os benefícios desta planta.
Este chá é um potente diurético e desintoxicante que eliminar as toxinas no nosso corpo e água retida. Além disso, este chá melhora a circulação sanguínea, protege o fígado, auxilia na digestão, previne a anemia.
Para preparar o este chá é muito fácil e simples. Coloque 2 colheres do chá e a água para ferver, quando a água alcançar a fervura, desligue o fogo e tape a panela, abafe por cerca de 10 a 15 minutos. Depois disso basta coar e seu chá estará pronto para ser consumido.
É recomendado que tome o este chá três vezes por dia, de preferência no período noturno para usufruir de todos os benefícios que ele pode nos oferecer. Se for da sua preferência você também pode adicionar gengibre ou hortelã para dar um sabor muito mais agradável a esta bebida.
O chá de dente-de-leão é contraindicado para pessoas com pedras na vesícula, para quem tem pedras nos rins, gravidas e crianças, e o seu consumo não deve ultrapassar 4 xícaras por dia para evitar efeitos colaterais.
Chá de gengibre
O chá de gengibre é uma ótima opção para quem quer emagrecer pois é um potente diurético, combatendo a retenção de líquidos e é considerado um alimento termogénico que obriga o nosso corpo a gastar mais energia, aumentando, assim, o nosso metabolismo.
Ele também beneficia quem tem problemas de artrose, artrite, infeções respiratórias e bronquite, devido ao seu poder anti-inflamatório.
É aconselhado tomar o chá de gengibre 3 vezes por dia. E é contraindicado a grávidas, crianças, pessoas com cardiopatias, enxaquecas, úlceras e alergias.