Como perder peso com pequenas mudanças na alimentação

Perder peso é um desafio para a maioria das pessoas, mas não é uma tarefa impossível, no entanto, é algo que requer disciplina e muita força de vontade. Uma vez assumido a vontade de atingir o peso ideal tem de haver a persistência em adoptar esse compromisso diariamente, e para isso acontecer, podemos começar principalmente por realizar algumas pequenas mudanças nos nossos hábitos alimentares.

Neste artigo iremos abordar algumas dessas sugestões que com certeza irão contribuir para a perda de peso e para uma alimentação mais saudável.

Diminuir as proporções de Hidratos de carbono

Relativamente à alimentação e armazenamento de gordura no nosso corpo, ele funciona da seguinte forma, as quilocalorias (Kcal) que são consumidas a mais do que o nosso corpo necessita são armazenadas maioritariamente em forma de gordura. Este mecanismo foi o que garantiu a sobrevivência dos nossos antepassados quando não sabiam quando teriam a próxima refeição. Contudo, actualmente, devido ao nosso estilo de vida mais sedentário, esta estratégia tem se virado contra nós, acabando, por vezes, por ser prejudicial para a nossa saúde.

Se analisarmos o nosso dia-a-dia, veremos que normalmente consumimos muitos hidratos de carbono (HC), isto é, muito pão, arroz, massa, batatas, farinhas. Apesar dos HC apresentarem as mesmas Kcal das proteínas (4 Kcal por grama) é devido à quantidade que consumimos que está o problema. Dai é que é recomendável para perda de peso diminuir a proporção destes tipos de alimentos.

O simples facto de substituirmos durante o dia o pão por uma peça de fruta e durante a refeição diminuirmos as proporções de massa ou arroz e aumentarmos a carne ou peixe e os vegetais, e além disso, se na última refeição do dia cortarmos por completo este tipo de alimento, uma vez que iremos de seguida dormir e o nosso corpo irá necessitar de menos energia, veremos rapidamente grandes diferenças no nosso peso.

Evitar o consumo de álcool

Ao primeiro olhar não consideramos o álcool muito calórico. No entanto, o álcool é muito mais calórico do que os hidratos de carbono e as proteínas (4 Kcal/g), sendo apenas menos calórico do que as gorduras em si (9 Kcal/g).

Uma grama de álcool corresponde a 7 Kcal, o que quer dizer que apenas uma cerveja tem 43 Kcal e um copo de vinho poderá contar cerca de 150 Kcal. Neste contexto, uma pessoa que pretende perder peso tem de começar por reduzir o consumo de álcool, se for o caso de consumir. Só assim é que poderá dar um grande avanço na diminuição do consumo de calorias em excesso e efectivamente começar a ver resultados.

Beber mais água

Sendo o nosso corpo constituído maioritariamente por água, esta desempenha um papel fundamental para a manutenção do nosso organismo, desde a eliminação de toxinas, manter a pele brilhante e hidrata, regulação do funcionamento do nosso intestino e eliminação da retenção de líquidos. Além disso, a ingestão de água provoca um sentimento de satisfação, evitando assim, ingestão excessiva de alimentos e colmata aquela vontade de comer.

É recomendado a ingestão diária de 1,5 L de água, o que corresponde a cerca de 8 copos de água. Desta forma, se pretendemos tirar os benefícios da água e permitir com que ela nos ajude a emagrecer e, se não está nos nossos hábitos diários beber a quantidade de água necessária, apresento em abaixo algumas estratégias a adoptar:

  • Beber um copo de água ao acordar;
  • Beber 1 copo de água antes de cada refeição;
  • Sempre que estiver fora de casa levar sempre uma garrafa de água;
  • Colocar alarmes no telemóvel a avisar que está na hora de beber água;
  • Se não gostar muito do sabor, fazer água aromatizada, de forma a garantir que bebe a quantidade necessária.

Não ter em casa alimentos não saudáveis

Quantos de nós já não desejou, em certos momentos, um chocolate, um gelado, um refrigerante e facilmente caímos na tentação porque estava ali disponível.  A melhor estratégia para perder peso consiste em não ter nada desses alimentos em nossas casas.

Assim, devemos adoptar algumas medidas quando realizamos as nossas compras. Em primeiro lugar, nunca devemos ir às compras com fome, porque acabamos por pensar com a barriga e trazer sempre algo mais. De seguida, não devemos pensar em levar alimentos calóricos a pensar nas visitas que poderá receber. Isto faz com que em caso de tentação os tenha ali mesmo disponível e, além disso, existem sempre alternativas mais saudáveis que acredito que as suas visitas irão adorar.

Já em relação às bebidas, exclua os refrigerantes e adopte o consumo de água ou chá. Traz benefícios para a nossa saúde e não contêm quantidades exorbitantes de açúcares.

Já relativamente à fome que aperta, ao longo do dia e entre refeições, evite os doces e outras tentações menos saudáveis, e substitua-os por frutas, pois além de apresentarem água, tem fibras que ajudam na regulação dos nossos intestinos, auxiliando, assim, o controlo do nosso peso.

Importância de tomar o pequeno-almoço

O pequeno-almoço, para muitos de nós, é das refeições que é mais desconsiderada e que, no entanto, apresenta um a importância fulcral no controlo do nosso peso.

Após uma noite de sono e de jejum, o nosso organismo necessita de uma refeição para activar o seu metabolismo e proporcionar uma queima de calóricas diárias. Se não tivermos essa primeira refeição, quando chegarmos ao almoço, além de termos mais fome, o nosso corpo está a trabalhar mais lentamente, proporcionando assim um maior armazenamento de calorias.

Além disso, o simples facto de tomarmos o pequeno-almoço, faz com que reduza a fome ao longo do dia, evitando assim, a tentação de comer algo menos saudável.

Adopte um pequeno-almoço saudável e verá que além de se sentir melhor, notará ao fim de algum tempo, grandes diferenças no seu peso.

Conclusão

Em forma de conclusão, estas são algumas sugestões que poderão fazer a diferença e começar a notar resultados na sua balança. Aos poucos vai adoptado nos seus hábitos alimentares estas estratégias e verá com grande certeza resultados significativos e, o melhor, é que nenhuma delas requer grandes sacrifícios.